Aguarde...

Pesquisa Focus do Banco Central mostra ligeira melhora na economia

Os desafios da economia e como aproveitar as oportunidades é tema do Agenda Franca, que acontece nesta quinta (22)

| ACidadeON/Ribeirao

Ilustração: Pixabay / Divulgação
A estimativa para o crescimento da economia brasileira registrou ligeira melhora na semana passada, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (19).

A mediana das estimativas (projeção que está no meio da amostra) coletadas para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) passou de 0,81% na pesquisa anterior para 0,83%.

Esse é melhor resultado nos últimos 40 dias e a primeira alta desde a pesquisa divulgada há quatro semanas, quando a projeção estava em 0,82%.

Para 2020, a projeção passou de 2,10% para 2,20%, retornando ao patamar de 5 de julho.

Agenda Franca

Em meio a este cenário econômico, o ACidade ON e a Oceano Azul, empresas do grupo EPTV, realizando o Agenda Franca, com o tema "Os desafios da economia - como aproveitar as oportunidades".

O evento está marcado para quinta-feira (22), a partir da 8h30, no auditório do Sesi de Franca. A EPTV e o G1 dão suporte institucional e o apoio é da Investe São Paulo.

O palestrante será o jornalista da Globo Samy Dana. Já a mesa de debates terá Wilson Mello, presidente do InvestSP, e José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca.

Mais da pesquisa Focus

Os dados detalhados pelo BC mostram que a mediana das estimativas para o PIB deste ano mudou três vezes, para cima e para baixo, de 9 a 16 de agosto, de 0,81% a 0,83%.

Economistas ouvidos pela reportagem afirmam não ser possível dizer que há uma tendência de melhora nas expectativas e que o momento é mais de estabilização das projeções em torno desse patamar.

A pesquisa Focus é feita em um sistema cujas projeções são atualizadas pelos próprios participantes. No último dia de apuração, sexta-feira (16), foram coletadas projeções para o PIB de 71 instituições, seis a menos do que na sexta anterior. (com Folhapress)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook